Notícias

Novo roteiro de ecoturismo permite observação de baleias francas

Postada em 09/07/2017 às 12:31:37
Novo roteiro de ecoturismo permite observação de baleias francas

Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral de Santa Catarina recebe visitantes diferentes, são as baleias francas que encantam os turistas com seu balé especial. É no estado que elas reproduzem e amamentam seus filhotes antes de seguir para a Antártida onde se alimentam. Para incentivar o turismo na região foi desenvolvido o novo roteiro de ecoturismo de inverno denominado de Rota da Baleia Franca e que é formada por três municípios - Laguna, Imbituba e Garopaba -, todos bem próximos à Florianópolis.

O roteiro, que percorre por meio de trilhas a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, é resultado de um projeto de desenvolvimento realizado pelo Sebrae/SC e reúne destinos de Ecoturismo que tem como princípios a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías que estão entre as mais exuberantes do mundo, a rota oferece também muitos atrativos para os amantes da aventura e dos esportes radicais, além de um impressionante patrimônio histórico e cultural.

"Este novo produto turístico contribuirá para diminuir a sazonalidade da região no período fora de temporada, fomentando o turismo no período de julho a novembro, o que impactará positivamente na sustentabilidade econômica dos municípios", comenta Isabel Barnasque, coordenadora de Turismo Responsável Sustentável do Ministério do Turismo, sobre a importância do novo roteiro.

Todos os empreendedores ligados ao roteiro (hotéis, pousadas, operadores de turismo, turismo de base comunitária, biólogos, condutores ambientais) receberão um selo de identificação e capacitações do Sebrae em gestão, inovação, financeiro e empreendedorismo. Segundo a demanda turística internacional, do Ministério do Turismo, 12,8% dos visitantes estrangeiros procuram o país motivados por natureza, ecoturismo e aventura.

"Ao todo cerca de 100 a 120 animais visitam a costa de Santa Catarina todos os anos. Os animais adultos vêm acompanhados de seus filhotes para amamentar aqui", conta a diretora do projeto Baleia Franca, Karina Groch. Localizado na praia de Itapirubá, o Projeto Baleia Franca, se dedica à pesquisa científica, monitoramento e proteção das baleias Francas do sul do Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp