Notícias

Começou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso

Postada em 16/05/2017 às 15:11:25
Começou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso

No mês de maio acontece a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso, comemorando 79 anos de história, fé e devoção. A festa começou no dia 12, com carreata levando a imagem de Nossa Senhora auxiliadora pelas ruas da Cidade.

A festa segue até o dia 24 de maio.

A capela de Nossa Senhora Auxiliadora, hoje paróquia, nasceu do empenho de senhoras que por volta de 1936, realizavam a catequese para crianças da comunidade da Roseta.

Hoje o bairro é um dos mais populosos de Laguna ultrapassando quatro mil moradores, segundo dados do IBGE.

História da igreja

O antigo Morro da Roseta, era uma pequena povoação bem próxima do centro da cidade de Laguna, formada por pequenas casas de madeira, não mais de dez. Lares de alguns pescadores e operários que viviam com suas famílias.

A doutrina cristã era ensinada por dona Tomázia Izaltina de Souza, que reunia as crianças todos os dias em sua casa para catequizá-las. O grupo de crianças foi crescendo cada vez mais, e outras catequistas vieram ajudá-la, Nayl Ulysséa e Maria Cabreira.

As três catequistas foram percebendo que havia necessidade de conseguir uma casa para abrigar as crianças da localidade e evangelizá-las.

Procuraram o Padre Bernardo Philippi, então vigário da Paróquia Santo Antônio, que autenticou uma lista para conseguir ajuda em forma de donativos dos moradores e comerciantes católicos.

Com o dinheiro adquirido, 15 mil réis, em moeda da época, compraram uma casa para ser a primeira capela do bairro. Com o novo espaço, elas procuraram o Padre Bernardo Philippi.

Ele atendeu-as lembrando que no forro da Igreja Matriz, havia uma imagem de Nossa Senhora, muito antiga e necessitando de reparos.

Doou a imagem e Nayl Ulysséia restaurou a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que veio a ser a padroeira de uma comunidade que necessitava de auxílios, tanto materiais, como espirituais.

Em novembro de 1938, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi trasladada, em enorme festividade e pompa, da residência de senhor Saul Ulysséia, situada hoje na Praça República Juliana, em um andor, acompanhada por centenas de fiéis e com acordes sacros da banda musical União dos Artistas.

No dia quatro de dezembro do mesmo ano, em clima natalino foi realizada a primeira missa na capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora pelo Pe. Bernardo Philippi.

Dois anos após, em maio de 1940, foi realizado a primeira festa oficial de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nesta oportunidade aconteceu a missa de primeira comunhão de 26 crianças preparadas pelas catequistas Tomázia Izaltina de Souza e irmã Ismália, diretora do colégio Stella Maris.

A cada ano que passa a festa de Nossa Senhora Auxiliadora ganha mais devotos e se torna muito frequentada, inclusive recebendo fiéis de outras comunidades, tonando-se assim, uma das maiores festas religiosas da região.

Fonte: Blog do Valmir - Laguna; http://laguna-ontemehoje.blogspot.com.br/

Livros: Nossa Senhora Auxiliadora, (Maio 2006, Bairro Progresso - Laguna SC).

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora de 12 a 24 de Maio de 2017

PROGRAMAÇÃO

12/05 - Sexta-Feira:

  • 21h - Carreata com a imagem de Nossa Senhora auxiliadora pelas ruas da Cidade.

13/05 - Sábado:

  • 20h - Missa novena com o Padre Leonir Steiner Becker e participação dos Festeiros/2016. Canto: Família Preus. Após a Missa serviços de Barracas, Pescaria e muito mais.

14/05 - Domingo:

  • 9h - Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade (venda de camisetas na secretaria da igreja.
  • 20h - Missa Novena com o Pe. Carlos Wek com a participação da catequese, coroinhas e crianças da comunidade. Cantos: Coral Infantil Pequeno Gigante. Após a Missa serviçoes de Barracas, Pescaria e muito mais.

15/05 - Segunda-Feira:

  • 20h - Missa Novena celebrada pelo Bispo D. João Francisco Salm com a participação dos movimentos de irmãos de nossa cidade. Canto: Grupo de Movimentos.

16/05 - Terça-Feira:

  • 20h - Missa Novena com o Pe. Jeferson com a participação do Apostolado da Oração e Missionárias da Mãe Peregrina. Cantos: Ministério da Arca da Aliança.

17/05 - Quarta-Feira:

  • 20h - Missa Novena com o Pe. Auricélio Costa, e convidados o Terço dos Homens de nossa paróquia. Canto e Liturgia: Terço dos Homens do Bairro Progresso. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.
  • 22h - Bingão de Prêmios.

18/08 - Quinta-Feira:

  • 20h - Missa Novena com o Pe. Marcos Herdt e participação dos Ministros Extraordinários da Comunhão. Cantos: Ministério Unidos do Bairro Progresso. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

19/05 - Sexta-Feira:

  • 20h - Missa Novena com o Pe. Itamar Faisca com a participação do Apostolado da Oração da paróquia. Cantos: Grupo Vozes em Movimento. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.
  • 22h - Bingão de Prêmios.

20/05 - Sábado:

  • 18h30min - Transladação com a Imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos na chegada Missa Novena com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo. Canto: Ministério do Testamento.
  • 22h - Show Católico com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo

21/05 - Domingo:

  • 12h - Tradicional Almoço Festivo no Salão da Igreja.
  • 17h30min - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora auxiliadora, na chegada Missa Novena celebrada pelo Pe. Silvino Hoepers, com a nominata dos festeiros 2018. Cantos: Irmandade de Santo Antônio. Após a Missa serviçoes de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

24/05 - Quarta-Feira:

  • 12h - Queima de Fogos e repique dos sinos pela passagem do dia de Nossa Senhora auxiliadora.
  • 20h- Missa Novena com o Pe. Thiago da Silva Thomaz em comemoração ao dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Convidados: Grupo de Oração, Apostololados, Movimento, demais Pastorais e a comunidade em geral. Canto: Portal da Fé.


Texto: Taís Sutero - MTB 1796

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp