Notícias

[Cultura] Assinatura da ordem de serviço da revitalização da Raulino Horn, do calçadão e rede subterrânea de energia

Postada em 18/09/2014 às 17:03:00
[Cultura] Assinatura da ordem de serviço da revitalização da Raulino Horn, do calçadão e rede subterrânea de energia
As obras devem iniciar nos próximos dias pelo Largo do Rosário. (fotos: Geraldo Gê)

Uma rua modelo e a valorização dos casarios do Centro Histórico e da igreja matriz. O que irá perceber os moradores e turistas ao transitar pela rua Raulino Horn, XV de Novembro (calçadão) e praça matriz, após as melhorias que irão custar R$ 8.016.881,71 milhões, vindos do Governo Federal.

A autorização para o início das obras foi assinada nesta terça-feira com as três empresas executoras: Quantum Engenharia, Sadenco Engenharia e Magapavi Construtora. Primeira cidade do Brasil, que assinou ordem de serviço, através do PAC das Cidades Históricas em 2014.

A obra será a primeira dos nove projetos de revitalização do Pac das Cidades Históricas, onde Laguna foi contemplada com aproximadamente R$ 18 milhões.

Para o prefeito Everaldo dos Santos "o centro histórico estará mais moderno, sem fiações atrapalhando a beleza dos nossos prédios históricos". Resultado da parceria do município com o Governo Federal classificou o chefe do poder executivo.
O diretor do PAC das Cidades Históricas, Robson Almeida, acredita "que a prefeitura e Iphan estão abrindo um novo horizonte para cidade, sendo este promissor e contínuo. As obras têm objetivo de melhorar o espaço urbano, proporcionando qualidade de vida aos frequentadores do centro histórico".

A vice-prefeita Ivete Scoppel espera que a primeira etapa da requalificação do centro histórico "aumente, ainda mais, a autoestima do povo lagunense".

O presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Alves, presente na solenidade parabenizou todos os envolvidos no processo.

Primeira etapa

De acordo com a secretária de Planejamento, Grazielle Sitônio, a rua Raulino Horn e o calçadão irão ganhar pavers, mobiliário urbano, paisagismo e drenagem. Uma das mais antigas vias do município será transformada num atrativo turístico. Os veículos poderão passar pelo local, com espaço para os pedestres. A rua de 800 metros terá também cabeamento subterrâneo.

A obra deverá iniciar pelo Largo do Rosário, até a primeira semana de setembro. A transferência da rede de energia de poste por cabo subterrâneos irá seguir pela rua Raulino Horn, até o banco Bradesco, seguir pela rua Jerônimo Coelho até a igreja matriz, percorrer a praça e finalizar na rua XV de Novembro (calçadão), este irá receber pavimentação de pavers e pedras portuguesas.

História

A Raulino Horn é a principal rua do centro histórico, onde está localizado o Museu Histórico Anita Garibaldi e outros prédios tombados. Grande circulação de pedestres e veículos.
Raulino Júlio Adolfo Horn (Laguna, 1 de julho de 1849 - Florianópolis, 26 de setembro de 1927) foi um farmacêutico, jornalista e político brasileiro.

Filho do farmacêutico alemão Eduardo Amadeus Otto Horn, que imigrou para o Brasil em 1838, e de Claudina Bernardina de Oliveira Medeiros.

Saneamento básico

A partir da abertura das valas, na rua Raulino Horn, a empresa que está realizando o saneamento básico no município, a Confer, deverá iniciar a instalação da drenagem cloacal.

No próximo dia 29, às 14h, no auditório da Acil, empresas envolvidas na obra de requalificação do centro histórico, saneamento básico, comerciantes e moradores estarão reunidos para discutir o início das melhorias.

Outros projetos que deverão ser licitados nas próximas semanas:

2 - Etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária;
História: Foi fundado em 9 de fevereiro de 1903, foi construído para ser um local para encontros de descendentes afro-brasileiros.

3 - Restauração da Casa de Anita Garibaldi;
Prédio será totalmente restaurado. Será mais lúdico para atrair também os pequenos visitantes. O projeto para restauração do museu Casa de Anita, localizado ao lado da igreja matriz, foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). A proposta é enaltecer Anita Garibaldi como figura feminina, sua vida e história desde a infância. Um espaço lúdico foi preparado para as crianças.
História: Foi nessa casa que Anita Garibaldi se vestiu para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. Foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio "Seival", uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.

4 - Restauração do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes;
História: A sede da Sociedade Musical Carlos Gomes fica localizada na rua Fernando Machado, no centro histórico. Foi fundada em 08 de abril de 1882.

5 - Restauração da Casa Candemil;
História: A Casa Candemil foi construída no final do século 19 com moldes de uma quinta portuguesa, com paredes de tijolos maciços. Em 1985 foi ocupada pela família Candemil. Com a desocupação, no final dos anos 80, a residência passou a sofrer um intenso processo de degradação.
Em 1997 os proprietários resolveram doar o imóvel ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) sendo transformado em arquivo que abriga centenas de documentos com mais de 150 anos.

6 - Restauração da antiga subestação de energia;
História:
Antiga estação de energia construída na década de 50. Hoje abriga a Casa do Artesanato, foi restaurada por uma parceria com a iniciativa privada.

7 - Restauração do casarão da Sociedade Recreativa Clube Congresso;

8 - Restauração da Antiga Estação Ferroviária;

9 - Restauração do casarão do Clube Blondin.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp