Notícias

Laguna está 100%, segundo a Fatma

Postada em 11/02/2016 às 14:35:30
Laguna está 100%, segundo a Fatma
Relatório aponta que todos os pontos analisados em Laguna estão próprios para o banho (Imagem: Fatma/Divulgação/Prefeitura de Laguna)

Olha só que notícia ótima pára lagunenses, lagunistas, veranistas e turistas! O último relatório de balneabilidade divulgado em poucos instantes pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) apontou que todos os pontos de banho estão dentro das normas. Isso quer dizer que vai dar praia! Os banhistas não têm com que se preocupar, principalmente em decorrência de poluição causada por ligações clandestinas de esgotos. Isto é resultado de um incessante trabalho realizado por fiscais da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Secretaria de Transportes, Obras, Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social. Todos estes setores da prefeitura têm aval do próprio prefeito Everaldo dos Santos, que deu autonomia total para o trabalho desses profissionais.

O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra que dos 211 pontos analisados, 123 estão próprios para banho. Em Florianópolis, 41 estão em boas condições e 34 estão impróprios. Nas demais regiões do litoral catarinense, 82 estão próprios e 54 locais devem ser evitados pelos banhistas. As análises foram feitas nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. Este é o quinto relatório de 2016 e o sétimo da temporada. As análises de Laguna estão cada vez melhores. Para garantir a protenção ambiental e aos banhistas, o trabalho de fiscalização será incrementado em toda a cidade, principalmente no Mar Grosso, Farol de Santa Marta e Cabeçuda.

Para a produção do relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator averiguado é se há incidência da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp