Notícias

Ponta da Barra terá um posto salva vidas

Postada em 28/05/2014 às 17:09:52
Ponta da Barra terá um posto salva vidas
Posto salva vidas de Itapirubá (modelo)

A Praia do Tamborete, na localidade de Ponta da Barra, receberá um posto salva-vidas. O local, que costuma receber muitos banhistas na temporada de verão, fica na ponta do Molhes Sul.

O posto será construído em madeira, com dois pavimentos, aproximadamente 30 m2. Semelhante às bases salva vidas da Praia do Cardoso e Itapirubá Sul. As licenças ambientais já foram liberadas pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente e ICMBio.

De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros de Laguna, Marcos Leandro Marques, o objetivo é que o espaço não agrida o meio ambiente e seja sustentável. "Estamos estudando propostas para que futuramente possam ter captação da água da chuva", disse.

A reivindicação da comunidade foi atendida, após uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Governo Municipal, que cedeu um engenheiro da Secretaria de Planejamento para elaborar o projeto. Os recursos para a obra também são resultado de outra parceria: a comunidade, que irá custear a mão de obra e o Corpo de Bombeiros, responsável pelo material, através do Fundo de Reequipamento - Funrebom.

A previsão, segundo o tenente Marques, é que a obra inicie em meados de agosto, para ficar pronto e ser utilizado no próximo verão.

Durante o verão, as praias de Laguna contam com 54 guarda vidas civis e nove militares. Ao todo, são nove postos salva vidas.

Mais:
As associações de moradores e de surfistas da Praia da Galheta também enviaram um ofício ao Corpo de Bombeiros solicitando uma base salva vidas para aquela região.
De acordo com Marques, essa proposta será analisada em conjunto com o governo municipal, para um parceria.


Praia do Tamborete

A praia do Tamborete passa despercebida por muitos visitantes. Encravada entre os Molhes Sul e o Morro do Atalaia, na localidade da Ponta da Barra, fica escondida por rochas e para chegar até ela é necessário passar pelos Molhes Sul e descer uma escadaria.

O nome tamborete, segundo os nativos, é devido ao número de pedras parecidas com tambores. A imaginação pode encontrar nas rochas formatos de papagaio, jacarés e até Nossa Senhora Aparecida. Caminhando, é possível chegar até a praia do Gravatá, percurso que serviu de inspiração para programas de televisão sobre aventura, devido a beleza do lugar.

Nesta mesma região, por volta de 1839, ocorreu a batalha entre os farroupilhas e imperialistas, no episódio histórico da República de Laguna, na disputa pelo porto da cidade por se tratar de um ponto estratégico para a revolução que estava acontecendo no Rio Grande do Sul, a Guerra dos Farrapos.

Para chegar até o local é utilizada a balsa ou o bote atravessando a lagoa Santo Antônio dos Anjos, e seguir pela estrada que margeia o canal até o final, passando pela praia do Seis.

Pela SC-100, antes da balsa, entrar à direita, seguir até a comunidade da Ponta da Barra, passar pelos restaurantes e seguir até o final.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

Compartilhar:

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp